quinta-feira, agosto 04, 2005

Calor infernal

Hoje acordei muito cedo por causa dos meninos (os meus cães). Estou extremamente cansada. O calor infernal não ajuda. E com este aumento das temperaturas, os incêndios irromperam novamente pela mata não limpa, pelas florestas e as tragédias são todas mostradas nos noticiários.

Como reduzir a frequência e extensão dos incêndios?

Para responder, é necessário, primeiro que tudo, analisar as suas causas:
- ignição espontânea
- ignição humana (acidental ou propositada)

Em ambos os casos, a extensão de área ardida irá depender do planeamento e ordenamento urbano e rural. Passo a explicar: matas que não sejam limpas frequentemente, sem caminhos nem aceiros, que facilitem a passagem de camiões de bombeiros e o abrandamento da propagação do fogo, manchas de folhosas como os carvalhos e castanheiros, que permitem obter um grau de humidade bastante superior ao de eucaliptais (também folhosas) e portanto, menos combustíveis que os eucaliptos e os pinheiros (resinosas), são autênticas caixas de fósforos para uma propagação rápida do fogo e a grandes extensões.

As universidades devem investigar formas mais eficazes de combater o fogo, quer através da possibilidade de emissão de substâncias retardadoras do fogo, equipamento de protecção individual que permita proteger melhor os bombeiros do fogo, equipamento de protecção dos veículos automóveis, etc.

Os bombeiros, como agentes de combate contra os incêndios, deverão estar dotados da informação de como se comporta o fogo, que através de experiência prévia, quer através de formação e parcerias com unidades de investigação, de forma a arranjarem as melhores soluções para o seu combate efectivo.


Recomenda-se também que casas habitacionais tenham uma faixa de 50 m limpa de mato a toda a volta da casa. Isso também permitiria evitar a perda de casas de muitos.

Quanto aos motivos que levam à ignição espontânea acidental, esta ocorre em muitos casos, face a uma beata de cigarra mal apagada, a uma fogueira no meio do bosque, para cozinhar, etc. Nestes casos, a solução passa por educar os cidadãos, nas escolas e através de anúncios nos orgãos de comunicação social.

Por outro lado, poderá ser vedado o trânsito de pessoas aos diversos terrenos nas épocas de maior probabilidade de ignição de incêndios, a não ser com uma autorização prévia. O aumento de vigilantes das matas, também poderá detectar incêndios mais cedo, numa altura em que ainda possa ser controlado o fogo, assim como presumíveis incendiários ou pessoas que, anadvertidamente, possam vir a causar um fogo.

Todas estas soluções podem ser susceptíveis de execução. No entanto, há que reconhecer que o investimento para colocar em prática estas soluções poderá ser muito elevado e incomportável para o governo.

Sem comentários: