terça-feira, julho 17, 2007

Aprendizagem Confrontos directos

Na avaliação de reacção, recebi poucos comentários. Dizem-me agora que não me queriam expôr. Mas expôr de quê? Se eu aplico um instrumento de avaliação, anónimo e com espaço para comentários, é para esse espaço ser utilizado. Só assim é que as pessoas podem evoluir.

Mesmo com o formador ter explicado tudo isso antes de aplicarem o instrumento, mesmo depois de ter reforçado essa importância após a apresentação dos resultados, o grupito parece continuar na deles.

Este grupo não gosta de confrontos directos, não gosta que lhes chame a atenção individualmente de acções a melhorar (mas adoram palmadinhas nas costas individuais).

Eu prefiro confrontos directos - a forma mais eficaz de aprender a melhorar e evitar o diz que disse. A conversa individual e troca de opiniões e justificações de cada um ajuda a perceber o outro ponto de vista e confrontá-lo com o nosso. Face a isso, podemos ou não mudar, consoante a nossa concordância ou não com o reparo.

Mas as pessoas não são todas iguais. E há quem continue a querer ouvir as coisas boas individualmente e as más para o grupo em geral. Vou reflectir sobre esta questão.

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