terça-feira, julho 17, 2007

Aprendizagem planeamento

Já coordenei vários cursos desde 2003, perfazendo ao todo mais de 500 horas a coordenar, mais de 5 grupos diferentes e sempre resultados muito favoráveis (fora as horas em que dei formação).

A semana passada comecei a coordenação de um novo grupo. Ia já de sentinela porque sabia de 3 pessoas que iam sem experiência de coordenação (pouco relevante) e sem vontade de o frequentarem ou quererem assumir essas funções no futuro (muito relevante). Uma dizia que sentia que ia de férias, outra avisou-me de antemão que não gostava de "joguinhos" e outra ia revelando a sua (não)vontade de forma menos evidente.

No primeiro dia do curso, da parte da tarde, recusaram-se a planear os tempos livres. Os tempos livres surgiriam quando lhes apetecesse. Em todos os cursos que coordenei e em que participei como formanda, todas as pessoas do grupo quiseram envolver-se em planear essas actividades e responsabilizarem-se pela sua implementação. Algumas das actividades previstas realizavam-se e outras acabavam por cair, de acordo com a vontade e a disposição dos formandos.

Neste grupo tudo é diferente. Não quiseram planear tempos livres. Para mim era uma verdade absoluta os formandos estarem sempre interessados neste planeamento, pelo que quis perceber porquê. Esta comunicação foi muito difícil. Os formandos não entenderam isso. Acabaram por interpretar que estava a querer impingir-lhes esse planeamento e essa unidade não correu bem.

O que fazer face a estes resultados:
- repensar os meus argumentos de defesa deste planeamento
- repensar a forma como abordo a unidade
- preparar-me para que os formandos não queiram fazer esse planeamento



P.S. - com isto até parece que tive avaliações negativas; longe disso - geralmente a minha média de avaliação situava-se acima dos 4,5; agora está nos 4; eu é que pretendo sempre aprender e melhorar a minha forma de actuação, desde que não desvirtue aquilo em que acredito: a formação profissional é algo que deve ser levado a sério.

Sem comentários: