sexta-feira, setembro 29, 2006

Viva a diferença! Seja a diferença!

José trabalhava como administrativo numa empresa há dois anos. Sempre foi um funcionário sério, dedicado e cumpridor das suas obrigações. Nunca chegava atrasado. Por isso mesmo já estava há dois anos na empresa sem nunca ter recebido qualquer tipo de reclamação ou reparo.

Certo dia, decidiu dirigir-se ao seu director para apresentar uma reclamação:
- Dr. João, estando a trabalhar há dois anos nesta empresa com toda a dedicação, sinto-me agora um tanto ou quanto injustiçado. Fiquei a saber que o Manuel, que tem o mesmo cargo que eu e que está na empresa há apenas seis meses, vai ser promovido!!?

O director, fingindo não o ter ouvido, disse-lhe:
- Olhe José, até foi bom ter aqui vindo. Tenho um problema para resolver e você pode ajudar-me. Estou a pensar dar fruta como sobremesa aos nossos trabalhadores, no almoço de hoje. Aqui na esquina há uma mercearia. Por favor, vá lá e verifique se eles têm peras.

O José, sem compreender exactamente o pretendido, de imediato seguiu as orientações do chefe, saiu da sala e foi cumprir a missão. Em menos de cinco minutos estava de regresso.

- E então José? – perguntou o director
- Verifiquei o que o Sr. me pediu e eles têm peras ....
- E qual é o preço?
- Ah, isso não perguntei...
- Eles têm peras suficientes para atender ao número de funcionários?
- Também não perguntei isso ...
- Há alguma fruta que possa substituir as peras?
- Não sei...
- Muito bem José. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um bocadinho.
O director pegou no telefone e pediu para chamarem o Manuel, o empregado que estava há seis meses na empresa. Deu-lhe as mesmas orientações que deu ao José. Em dez minutos, Manuel voltou.
- E então? – perguntou o director
- Eles têm peras de facto. E em quantidade suficiente para todo o pessoal e, se o senhor assim o preferir, também têm laranja, banana, pêssego, melão. As peras estão a ser vendidas a 1€ / Kg, as bananas e o melão a 0, 50 €/Kg e a laranja a 1,20€ / kg já descascada, o que me pareceu a melhor opção. Como eu referi que a compra seria em grande quantidade, disseram-me que nos farão um desconto de 10%. Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, assim lá voltarei e confirmo o pedido. – explicou o Manuel
Agradecendo pelas informações, o patrão dispensou-o. Voltou-se então para o José que permanecia sentado e perguntou-lhe:
- Diga José, o que é que me estava a dizer?
- Não era nada Dr. . Esqueça. Com licença...
E o José deixou a sala...

Se não nos esforçarmos por fazer o melhor, mesmo em tarefas aparentemente tão simples, jamais poderemos esperar que tarefas mais complicadas nos sejam confiadas e, mais importante que isso, que as desempenhemos com eficácia. Aproveitemos então, sempre que possível, para imprimir a nossa marca pessoal, até nas coisas mais simples.

Obrigada, Lena.

Sem comentários: